Sobre

Logo do VI Seminário Internacional História e Historiografia

A realização do VI Seminário Internacional História e Historiografia: os usos políticos do passado no Brasil contemporâneo se constitui num importante eixo de consolidação e ampliação de uma rede de investigação e produção do conhecimento histórico compreendendo as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O caráter itinerante possibilita a divulgação e promove a elevação da qualidade da produção científica, eliminando as barreiras da área da história no processo de internacionalização do conhecimento.

Ademais, ao suscitar o debate acadêmico no campo historiográfico potencializado pelos diálogos e o estabelecimento de balanços sobre as novas abordagens e tendências da investigação dos historiadores, o Seminário contribui para a renovação da historiografia das regiões compreendidas ao mesmo tempo em que incentiva a consolidação de grupos de pesquisas institucionais e a participação dos professores da educação básica.

O VI Seminário Internacional de História e Historiografia: os usos políticos do passado no Brasil contemporâneo visa assegurar, em base ampliada, a continuidade de um evento que tem agregado docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação em torno dos desafios contemporâneos da investigação histórica. A tomada de consciência da relação do historiador com a multiplicidade das dimensões temporais vem conduzindo ao entendimento segundo o qual, longe de qualquer pretensa natureza mimética do real, o discurso apoiado no trabalho de interpelação das fontes e elaboração escrita requer a problematização contínua de seus próprios procedimentos, escolhas e filiações.

Assim, ganha pertinência o exame crítico dos modos pelos quais, ao longo do tempo, a história se tornou um campo de conhecimento, com normas, rigores e interdições específicas. Amplia-se, portanto, o interesse em abordar a memória disciplinar como objeto de estudo, recusando sua cristalização canônica. Indagar e reconstruir as condições que, num dado presente, favoreceram a emergência de certas narrativas sobre o passado, em sintonia com as projeções de futuro, é uma forma de sublinhar a historicidade constitutiva do saber histórico.

Afora a atualidade desse debate, que encoraja a percepção acadêmica das interfaces entre história e historiografia, o evento em apreço está inserido num conjunto de ações dedicadas à consolidação dos cursos de Pós-Graduação envolvidos. Ao incentivar o diálogo entre pesquisadores de História e áreas afins, o seminário tornará mais efetiva a troca de experiências e a explicitação de inquietações, desafios, metodologias e conceitos que têm delineado o horizonte dos trabalhos em andamento. Será, ainda, ocasião oportuna para ampliar os vínculos de cooperação científica e cultural com instituições com que o Programa de História deseja possuir acordo. A realização do evento, em Fortaleza, marca ainda a programação de 20 anos do Programa de Pós-Graduação em História da UFC.

Edições anteriores

I Seminário Internacional História e Historiografia – UFC (2006).
II Seminário Internacional História e Historiografia – UFC (2008).
III Seminário Internacional História e Historiografia – UFC (2012).
IV Seminário Internacional História e Historiografia – UFMT (2015).
V Seminário Internacional História e Historiografia – UFPE (2016).